Acácia

Acácia mearnsii conhecida como acácia-negra, é a principal espécie utilizada em plantações comerciais que ocorrem somente no estado do Rio Grande do Sul. É uma espécie leguminosa fixadora de nitrogênio, recomendada para composição de plantios mistos e sistemas agroflorestais.

A madeira da acácia é utilizada para energia, produção de carvão e exportação de cavacos para celulose. O tanino é o principal produto de valor comercial, extraído da casca dessa espécie é destinado para o mercado interno, o qual supre os setores de curtume, adesivos, petrolíferos, borrachas, entre outros.

A área plantada no Brasil ocorre, exclusivamente, no estado do Rio Grande do Sul com 70.000 hectares plantados em 2020 (Ageflor, 2020).

Com a colheita de madeira com casca de acácia aos oito anos há exportação de mais de 50% da quantidade de N, P, K, Ca, Mg e S estocados na biomassa. Na colheita somente da madeira houve manutenção de 74%, 73%, 49%, 77%, 62% e 76%, dos macronutrientes N, P, K, Ca, Mg e S, respectivamente (Dick e Schumacher, 2019).