Eucalipto
Mais de 600 espécies que pertencem ao gênero Eucalyptus. São espécies que possuem crescimento rápido em regiões tropicais e subtropicais, nas mais variadas condições de solo e clima. No Brasil o eucalipto consegue atingir altas produtividades, mesmo em condições ambientais adversas.
Quanto a sua importância econômica, a madeira do eucalipto tem usos múltiplos, desde a produção de celulose e papel, confecção de tábuas, móveis, usos diversos na construção civil, produção de energia; já as folhas de algumas espécies têm uso na indústria farmacêutica, produtos de limpeza, etc.
Atualmente (2020), a área plantada no Brasil é de 9,55 milhões de hectares, um recuo de com 78% da área composta pelo cultivo de eucalipto, com 7,47 milhões de hectares (IBÁ, 2020). O setor de árvores plantadas corresponde à participação de 1,3% do Percentual do PIB brasileiro e 6,9% do PIB industrial (IBÁ, 2020).
Quando realizada a colheita de Eucalyptus dunnii aos quatro anos, estudo demonstrou que a retirada apenas da madeira proporcionou a menor remoção de nutrientes, com manutenção dos nutrientes acumulados nos demais componentes da biomassa em relação à colheita da madeira com casca de: 69% N, 70% P, 56% K, 89% Ca e Mg 61%. Ao colher toda a árvore, essa permanência decresce para: 31% N, 46% P, 27% K, 83% Ca e Mg 46% (Guimarães et al., 2015)
.